Psico =)
O psicólogo estuda a mente, do comportamento do individuo e sua interação com a comunidade. Com base nesse conhecimento, atua na prevenção, na recuperação e na reabilitação de pessoas com distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Pode trabalhar em consultórios ou clínicas, hospitais unidades de saúde, também encontram espaço em escolas, em área de orientação educacional e apoio a criança com problemas de aprendizagem, e empresas no setor de recursos humanos.
1. A psicologia escolar:
A definição segundo qual o objetivo do psicólogo escolar é “ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através da aplicação dos conhecimentos psicológico” é generalizado e baseia-se em um termo ambíguo, sem a preocupação de explicita-lo: o conceito de eficiência do ensino.
1.1. A diferença entre Psicologia Escolar e a Psicologia Educacional Na área educacional são amplamente utilizadas as teorias do desenvolvimento a fim de compreender as diferentes fases da vida dos indivíduos, desde crianças até o aprendizado de pessoas na fase adulta ou na velhice. Entre os teóricos do desenvolvimento dá-se um destaque a Jean Piaget e sua teoria da epistemologia genética, a Lev Vygotsky e a teoria do sócio-interacionismo, a Skinner e o behaviorismo entre outros.
A Psicologia Escolar, tem uma diferença, quanto à Psicologia Educacional.
A Psicologia Educacional é mais voltada para uma pesquisa teórica, a Psicologia Escolar coloca-se como uma vertente aplicada desse conhecimento, sendo utilizada diretamente nos espaços de escolarização em conjunto com a Psicopedagogia.
Além dos processos de ensino-aprendizagem, do desenvolvimento e da escolarização, de acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE –, entre as temáticas de estudo dessas áreas é possível citar a inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação,