HISTORIA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
CAMILA FELIX DOS SANTOS
ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
Guarulhos
2013
CAMILA FELIX DOS SANTOS
ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
Guarulhos
2013
SUMÁRIO
Guarulhos
2013
1 INTRODUÇÃO
Todos os seres humanos são iguais do ponto de vista biológico. As diferentes cores, estaturas, traços, textura de cabelo que diferenciam os indivíduos não alteram as características básicas da espécie homo sapiens. Os homens e mulheres são animais como os outros que habitam a terra, porem somos os únicos que possuímos cultura. Nossas ações seguem a lógica própria de sua cultura, ou seja, os diferentes grupos de seres humanos criam suas próprias crenças que dão sentido a sua vida. Toda sociedade tem seu paradigma do que é certo ou errado, bom ou mau, belo ou feio. Não temos, não existe um único modelo de valores que seja valido para todos os seres humanos do planeta.
Se pensarmos em uma cultura diferente da nossa percebemos o quanto variam os valores culturais. Esses valores são padrões de beleza, hábitos alimentares, higiênicos, modelos de comportamentos e as crenças que seguimos em nossa vida.
A escola e o professor têm por obrigação incluir todos os alunos no âmbito escolar de forma não discriminatória independente de raça, religião, crença entre outras diferenças, tendo em seus objetivos compreender as dificuldades e necessidades de cada aluno para que seja aceito, tenha uma educação de qualidade e igualitária, não podendo eles ter atitudes discriminatórias e preconceituosas.
2 DIVERSIDADE CULTURAL
Cada um de nos já nascemos com nossas características de comportamento que influenciam nossas ações perante sociedade. Nossas ações vão desde que nascemos ao convívio com nossos familiares, nascemos pré-determinados pela identidade cultural do grupo que