Enfermagem cirurgica
1- SISTEMA GASTRINTESTINAL:
É um sistema que inicia na cavidade oral e percorre um trajeto que compreende o esôfago, o estomago, o intestino delgado, o intestino grosso, reto e anus. Tem a função de transformar os alimentos ingeridos em substancias menores e aproveitáveis pelas células.
FISIOLOGIA:
O processo fisiológico da digestão dos alimentos e a mastigação, sob a ação inicial da água e das enzimas salivares (ptialina, mucina e lisozima).
Na deglutição os alimentos atravessam o esôfago (peristaltismos) e são conduzidas pelas ondas peristálticas ate o estomago, onde sofrem ação do suco gástrico (água, acido clorídrico, pepsina, gástrina e eletrólitos), depois seguem o transito intestinal.
No duodeno os sais biliares (colesterol e lecitina) do fígado e o suco pancreático (tripsina, lípase e secretina) do pâncreas atuam nos alimentos facilitando a sua absorção no intestino delagado.
Essas reações consistem na quebra das grandes moléculas de açucares, proteínas e gorduras em moléculas de açucares menores, que atravessam a mucosa intestinal passando pelo sangue e indo ate as células, etapa final de todo o processo.
Alterações fisiopatológicas podem se desenvolver ao longo de todo o trato gastrintestinal (TGI), dando origem a diversas patologias.
[pic]
FISIOPATOLOGIA:
1) Esofagite: é uma inflamação que atinge a mucosa do esôfago. A presença de substancias irritantes na mucosa do esôfago causam inflamação.
• Causas:
❖ Refluxo gastresofágico – a principal causa da esofagite.
❖ Refluxo gastresofágico- hérnia de hiato, uso prolongado de sonda gástrica, senilidade e cirurgias.
❖ Alimentos: quentes ou condimentados
❖ Líquidos: quentes ou gelados.
❖ Bebidas: alcoólicas, cítricas ou café.
❖ Ingestão de substancias corrosivas como soda caustica.
• Sintomas:
❖ Azia ou pirose; queimação durante ou após as refeições e a