Enfermagem Cirúrgica
1 - TIPOS DE INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS
• Comuns: em geral recebe a denominação de quem o montou, formam o instrumental básico de qualquer tipo de intervenção cirúrgica em seus tempos fundamentais, os tempos são:
CIRÚRGICA
INSTRUMENTAL - ENFERMAGEM
• Especiais: são aqueles utilizados em determinadas cirurgias, isto é são direcionados a um tipo específico de cirurgia.
2 - INSTRUMENTOS COMUNS
Os diversos tipos de instrumentos devem ser agrupados da seguinte maneira: diérese, hemostasia, preensão, separação, síntese e especiais. Nesta classificação considera-se apenas os instrumentos cirúrgicos propriamente ditos (“ferros”).
•Os instrumentais : Seringas e agulhas, drenos de borracha ou plástico, gaze, compressas e campos também podem ser denominados de iinstrumental cirúrgico, “sensu lato”.
Utilizados na diérese temos numa abordagem ampla: o bisturi e tesouras em seus vários tamanhos e modalidades.
Os instrumentais hemostáticos destinados ao trabalho de pinçamentos de vasos sangrentos, como o “Halsted”, “Kelly”, “Rochester”, “Moynihan” e outros.
O instrumental destinados a prensa ou preensão estão todos direcionados a função de prender e segurar vísceras e órgãos , estão nestes grupos : as pinças “Babcock”, “Allis”, “Collin”, “Duval”, e outros.
Instrumentais para síntese são agrupados os porta-agulhas e os vários tipos de agulha.
O grupo dos instrumentos especiais, estão todos os destinados a tempos específicos de determinadas cirurgias, como “Abadie” muito usual nas gastrectomias, pinças de “Randal” para retirada de cálculos das vias biliares, e outros. Os tamanhos são diversos e muitos deles com anéis e cremalheira, mostrando-se de diversas formas podendo ser retos ou curvos. Esses instrumentais tem o objetivo de proporcionar ao cirurgião um leque de recursos perante as mais variadas situações cirúrgicas.
O bisturi, um instrumental de corte, existe em vários tamanhos e formas de lâminas. Os cabos são