Enfermagem cirúrgica
# Central de Material e Esterilização
# Centro Cirúrgico
# Recuperação Pós-Anestésica
Central de Material e Esterilização
Conceito: é o setor encarregado de expurgar, preparar, esterilizar, guardar e distribuir materiais estéreis para todas as unidades que prestam assistência aos pacientes.
Tipos de C.M.E.
Centralizado: todas as fases do reprocessamento são executadas em suas dependências.
Semicentralizado: quando o material passa pela limpeza e acondicionamento nas suas unidades de origem e encaminhados ao C.M.E. apenas para serem esterilizados.
Descentralizado: Quando cada unidade realiza todo o reprocessamento de seus materiais. Dificultando o controle da qualidade deste processo, facilitando desvios de materiais e aumentando gastos com equipamentos.
Conceitos Importantes:
Limpeza: consiste na remoção de sujidade visível – orgânica ou inorgânica – de um artigo e por conseguinte, na retirada de sua carga microbiana. Etapa mais importante no processo de reprocessamento de materiais. Precede a desinfecção e esterilização.
Desinfecção: processo que elimina a maioria ou todos os microrganismos patogênicos, exceto os esporos bacterianos, em objetos inanimados. Utiliza-se os detergentes enzimáticos (produto que remove a matéria orgânica dos artigos em curto período de tempo)
Esterilização: processo que visa a destruição de todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto.
Assepsia: conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.
Antissepsia: refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos.
Finalidades do C.M.E.:
Controlar estoque de materiais, bem como sua manutenção e conservação;
Padronizar o processo de limpeza, preparo, armazenamento e reprocessamento dos materiais;
Estar sempre com todo estoque de material pronto para uso, dentro das exigências dos órgãos fiscalizadores;
Treinar pessoal para