Resuma os quatro argumentos de antonio nóvoa, justificando a importância da história da educação.
Para cultivar um saudável ceticismo.
Vivemos em um mundo de espetáculo e moda, no campo da educação não se faz diferente,que tende a ser visto como elemento positivo,com os métodos,técnicas ,reformas e técnologia precisamos evitar a mudança para que tudo continue na mesma.
Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
Vivemos numa época marcada por fenômenos de globalização e por uma desenvolvida ciculação de idéias e conceitos. Uma das funções de um historiador da educação é compreender as múltiplas idéias.Pouco importa se as comunidades são reais ou imaginada, não há memória sem imaginação.A história ajuda as pessoas a darem um sentido a sua vida, ao seu trabalho.
Para pensar os indivíduos como produtor da história.
O presente não existe sem opassado,e estamos a fabricar o passado todos os dias"palavras do cineasta Manuel de oliveira" o passado é o elemento de nossa memória.Hoje temos conciência que somos criadores e não apenas criatura de nossas hitórias .A reflexão histórica serve para nos colocar perante um patrimônio de idéias, de projetos e experiência.Isso nos permite saber quem fomos e como fomos.
Para explicar que não há mudança sem história.
O trabalho hitórico é semelhante ao trabalho pedagógico,lidam sempre com a experiência e a fabrica da memória.O seu sucesso depende de um aniquilamento da história por excesso ou por defeito.Por excesso pela referência ao passado.Por defeito pelo anúncio repetido até exaustão por futuro transformado em perspectiva e em técnologia . Justificando a importância da história da educação junto aos quatro elementos pude observar que ela vem pra nos mostrar um passado que imaginamos de outra forma,ela nos ajuda a decifrar esse mundo de tantas etnias,raças,credo,crenças e lógico do preconceito e até mesmo talvez entendermos a falta de esperança para algumas pessoas em acreditar que um dia o mundo melhore,é