Tps historia da educaçao
O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo” ?
Significa que estamos sempre interligados com o passado, que a nossa construção mental, social e urbano veio do conceito do certo ou errado vivido por pessoas anteriormente e relatado às pessoas mais jovens, os conhecimentos e experiências são passadas até hoje de pai para filho ou do mais velho para o mais novo. E que tudo está em busca da evolução e da transformação.
Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Com as experiências vividas e relatadas, nós temos uma visão de um todo, onde podemos separar o que foi bom ou ruim. Adquirimos costumes proveitosos e modificamos para que tenhamos uma evolução. Como os seres humanos são modificados com o tempo, as atitudes e opiniões em relação aos assuntos do passado sofrem mudanças. Isso mostra porque os relatos não são sempre idênticos em todos os tempos e lugares, porque estamos sempre acrescentando novos fatos para a história.
Resuma os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
Que para resolver os problemas do presente temos que ter um certo ceticismo, ou seja, devemos duvidar dos fatos registrados e fazer um estudo rigoroso do passado.
Que para compreender a lógica das identidades múltiplas devemos levar em conta a história, pois ela explica o processo da ideia e do conceito cultural, ético e religioso. A história é o caminho para ajudar as pessoas e a comunidade na construção da educação.
Que devemos reconhecer que somos construtores da história, pois estamos sempre fabricando o passado. Que com o passado podemos sempre compreender e criticar “quem” nos tornamos e de “como” nos tornamos assim. Que para haver mudanças deve haver raízes e história, pois nada se cria se não tiver um conceito anterior