História da educação
1- O que significa afirmar que “somos feito de tempo”?
Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos para saber o que seremos”. “porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Esta é a diferença profunda entre ser condicionado e o ser determinado” (FREIRE, 2005, p. 53).
O homem, como ser de relações, desafiado pela natureza, a transforma com seu trabalho; e que o resultado desta transformação, que se separa do homem, constitui seu mundo. O mundo da cultura que se prolonga no mundo da história (FREIRE, 2006, p. 65).
Afirmar que somos feitos de tempo é dizer que somos seres históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.
2- Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
A memória histórica deve ser preservada, ela é a herança de uma geração para outra. Sem a história como saberíamos quem foi nossos antecessores, como viviam, quais eram suas necessidades.
A história existe por causa do tempo e das pessoas que a vivencia, sem isso não a temos. A cultura, a origem, a sociedade também influenciam a memória histórica. Cada geração assimila a herança cultural do passado e estabelece projetos de mudança, pois nem sempre o que foi bom ou que era certo no passado é bom ou correto para o presente. Com isso surgem as mudanças, e a história é o tempo todo reescrita.
A cada dia surge um fato novo para acrescentarmos na história, por isso que ela nunca é identica em todos os tempos e nem em todos os lugares.
3- Resuma os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
A historia da educação foi por um bom tempo ignorada e considerada pouco nobre para alguns