Energia
Data da realização da experiência: 07/02/2013
Escola secundária de Estarreja
Data da realização da experiência: 07/02/2013
Objetivos do trabalho: * Observar a influência do tempo de aquecimento na água; * Observar as diferenças entre a água aquecida com isolamento e sem isolamento; * Saber determinar a potência útil; * Saber a quantidade de energia que foi fornecida ao sistema; * Saber determinar o rendimento no aquecimento da água.
Introdução teórica:
Para a realização desta actividade experimental é necessário dominar alguns conceitos relacionados com a transferência de energia.
Comecemos pela distinção entre calor e energia interna:
- Calor: é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema para outro em virtude da diferença de temperaturas entre eles. O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema para outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas.
- Energia interna: Energia interna de um corpo ou sistema define-se pela soma da energia cinética e da energia potencial das partículas de um certo corpo ou sistema.
- Transferência de energia: Quando um sistema cede ou recebe energia do exterior, diz-se que há transferência de energia.
- Transformação de energia: Como sabemos, a energia manifesta-se sob diversas formas: química, mecânica, eólica, etc. A energia pode ser convertida de uma forma noutra forma de energia. Diz-se portanto que houve uma transformação de energia. Pode haver transformação de energia de um sistema sem que haja transferência de energia (por exemplo, no caso de uma pedra a cair, a energia do sistema Terra-corpo não é alterada. Há transformação da energia potencial em energia cinética).
- Lei da Conservação da Energia: Conservar significa, cientificamente, manter constante o valor de uma grandeza física num determinado sistema. Um sistema isolado não troca energia com