ENERGIA NUCLEAR
O que é a energia nuclear?
Nada mais é do que a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos.
Para Albert Einstein, o processo de reação nuclear, baseia- se no princípio da equivalência de massa em energia.
Qual sua principal finalidade?
A tecnologia nuclear tem como principal finalidade gerar eletricidade, aproveitando – se do calor gerado na reação, para aquecer a água até se tornar vapor.
A reação pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica.
HISTÓRIA:
Ernest Rutherford, foi o descobridor do núcleo atômico. Ele estava fazendo pesquisas sobre a
configuração do átomo em livros de uma biblioteca, e descobriu, através do uso dos raios catódicos, que estes poderiam ser modificados através de bombardeamento com partículas rápidas.
REAÇÃO EM CADEIA:
A primeira reação em cadeia foi realizada em dezembro de 1942 em um reator de grafite de nome Chicago Pile 1 (CP-1), no contexto do projeto Manhattan com a finalidade de construir a primeira bomba atômica, sob a supervisão de Enrico Fermi na Universidade de Chicago.
TIPOS DE REATORES:
São eles: Reatores de fissão e de fusão.
Fissão: Dentro dos reatores de fissão, são encontrados os de água leve, água pesada, reatores de rápido enriquecimento. Sendo que o último gera mais combustível do que consome. Fusão: Está em fase experimental, existindo incertezas quanto a sua viabilidade técnica e econômica. O processo aquece núcleos de deutério (é um núcleo formado por 1 próton e 1 nêutron), até obter- se o estado plasmático.
BOMBA ATÔMICA:
A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas.
CURIOSIDADES:
- A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. - A temperatura gerada em uma explosão