Energia Nuclear
ALEMANHA: 79%
TURQUIA: 71%
FRANÇA: 67%
RÚSSIA: 625
GRÃ-BRETANHA: 515 Desvantagens
É perigosa: problemas ocorrem em toda a cadeia: da mineração, altamente poluente e que deixa rastros no solo e na água, como ocorre na cidade de Caetité (BA), passando pelo funcionamento das usinas, até a disposição do lixo.
É suja: não há descarte seguro para o lixo radioativo, que se manterá perigoso por milhares de anos.
É cara: o custo de Angra 3, investido em eficiência energética, significaria uma economia de até 10 vezes o valor da obra. Emprega menos: as indústrias renováveis geram muito mais empregos do que a nuclear.
Necessidade de isolar a central após o seu encerramento Vantagens
Não contribui para o efeito de estufa (principal)
Grande disponibilidade de combustível;
É a fonte mais concentrada de geração de energia
Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação Europa maior consumidor de nergia nuclear?
Em termos relativos, a região que mais utiliza a nucleoeletricidade é a Europa Ocidental. Trinta por cento da energia elétrica é gerada por centrais nucleares, sendo esta a principal fonte de energia. A América do Norte fica com 17% e Extremo Oriente e Europa Oriental com 15%. Após alguns acidentes passaram a investir mais na segurança como forma de superar a decadência com a qual se deparou este setor na década de 80. Um dos pontos principais foi a automação para reduzir as possibilidades de falha humana. Pórem alguns países como Túrquia descartou totalmente o prejeto de construir sua primeira usina nuclear. Energia nuclear no Brasil.
O Brasil é o 10º maior consumidor de energia do mundo e o maior