Energia Nuclear
Energia, geralmente, é definida como a capacidade de um sistema em efetuar trabalho.
Normalmente, este termo é mais bem entendido do que definido. Ou melhor, quando uma vela está acessa e colocamos a mão sobre a chama, o que sentimos? Calor, uma sensação de que a temperatura da superfície de nossa mão está esquentando, senão tirarmos a mão dali, a queimaremos. Isso é um exemplo de energia térmica, outro exemplo de energia, mas agora elétrica, é a luz que utilizamos para iluminar uma sala, ou então, a energia necessária para fazer funcionar um aparelho como o monitor de seu computador. Neste caso, a energia elétrica é consumida e parte é transformada em energia luminosa (luz) e térmica (calor).
Algumas formas de energia
Energia cinética - é a energia relacionada ao movimento dos corpos;
Energia potencial - é a energia que se estar acumulada ou armazenada em um corpo, como por exemplo, a energia química de pilhas e baterias; a energia de combustíveis encontrada em combustíveis como petróleo, álcool, madeira, etc.; a energia nuclear, que é encontrada em átomos de todos os elementos químicos, mas que é mais bem empregada quando se utiliza átomos pesados e instáveis, como o urânio-235, por exemplo.
Energia magnética relacionada com os ímãs.
Uso da Energia
A cada dia que passa, a humanidade vem necessitando cada vez mais de energia, seja para o próprio consumo, na forma de alimentos, ou para proporcionar maior conforto ou facilidades de trabalho. Um exemplo é a produção de uma latinha de refrigerante. Para se obtiver esta latinha que é de alumínio é necessário a disposição e o consumo de muita energia elétrica, que terá uma parte utilizada como tal e outra parte transformada em energia térmica e energia mecânica. Esse consumo de energia se deve ao fato do alumínio não se encontrar na natureza na forma metálica, sendo encontrado na forma de minerais que deverão ser trabalhados para a remoção física e química do alumínio metálico, esse