Estudo Interação Comunitária
1)* É O processo envolvendo adoecimento e cura que tem sido influenciado, através dos tempos, pelos paradigmas que regem a saúde e a doença.
2) Unicasual: Apoiada na “Teoria dos germes”, os problemas de saúde se explicam por uma relação agente x hospedeiro.
Multicausal: Em que agente e fatores determinantes de caráter individual (raça, sexo, idade, renda), estão em relação com hospedeiros em determinado ambiente.
3) Determinação Social: Se distingue pela insistência em investigar explicitamente os determinantes sociais do processo saúde-doença.
4) Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças.
5) Reforma Sanitária foi um movimento surgido nos anos 70 contra o modelo hegemônico da saúde; essa reforma defendia ser a saúde direito de todos e dever do Estado de acesso universal, fundado em princípios como: integralidade da assistência; equidade; e descentralização administrativa.
6) Reorganizar a ação do Estado no território nacional, visando assegurar o acesso universal e igualitário da população a um cuidado integral a sua saúde, sem qualquer discriminação.
7) VIII Conferência Nacional de Saúde. A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. Assim, antes de tudo, é o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar dificuldades nos níveis de vida
8) Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
9) Ao definir o Sistema Único de Saúde diz a Constituição Federal de 1988, em seu art. 198:
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede