energia nuclear
Energia nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear. Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). O urânio é um elemento amplamente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Uma das grandes vantagens da utilização de energia nuclear para gerar eletricidade é a não contribuição para o efeito estufa, comparada à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás ou petróleo) que produz elevada emissão de gases poluentes. Outras vantagens são: maior independência para os países importadores de combustíveis fósseis, utilização de pequenas áreas de terreno para instalação, etc.
As desvantagens da utilização de energia nuclear englobam os riscos de acidente nas usinas nucleares (embora pouco frequentes podem provocar graves danos à população e ao meio ambiente); possibilidade de utilização na fabricação de bombas atômicas; os resíduos radioativos (lixo atômico), apesar da pouca quantidade gerada, não têm utilização posterior; envolve elevados custos de construção e operação das usinas.
Existem atualmente (agosto de 2008) 435 reatores nucleares comerciais em funcionamento em 30 países diferentes. A grande maioria na Europa. As usinas são responsáveis por 16% da energia elétrica produzida no mundo. Veja como a produção de energia elétrica está divida no mundo. Radioatividade
Trata-se da emissão de energia por meio de reações eletromagnéticas, que são apresentadas como ondas ou partículas (fótons). A radiação pode ser emitida por vários elementos, além do urânio, e são chamados de radioativos. A capacidade nociva da radiação tem sido usada para tratamento de doenças como o câncer. Eles ainda podem produzir materiais sadios na