Energia nuclear
Por:
Jamile de Jesus
Mariana Paiva
Tayla Samanta
Zaira Oliveira
Salvador – BA
Abril/2001
Energia Nuclear
Por:
Jamile de Jesus
Mariana Paiva
Tayla Samanta
Zaira Oliveira Trabalho solicitado pelo professor Édler Lins de Albuquerque, como avaliação parcial da I unidade da disciplina de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).
Salvador – BA
Abril/2001
SUMÁRIO
Introdução____________________________________________________04
Desenvolvimento_____________________________________________05
Conclusão__________________________________________________19
Anexos_____________________________________________________20
Referências Bibliográficas______________________________________22
INTRODUÇÃO
Ao observar o planeta em que vivemos, pode-se notar que, carros, prédios, fábricas, shoppings, celulares, postes de luz são exemplos que evidenciam a necessidade da utilização da energia, ou seja, quase tudo que nos rodeia precisa de energia para funcionar, podendo ser provenientes desde a força das águas ao núcleo do átomo.
No entanto, é correto afirmar que essas fontes de energia são vantajosas e seguras? Pode-se dizer que há vantagens, todavia a segurança é um fator que não pode ser garantida. Por exemplo, a energia nuclear é uma fonte que possui grandes vantagens, tais como: a eficiência energética é enorme, pois com pouco material (urânio) produz-se grande potência, comparada a outras fontes; o combustível é barato; o resíduo é mais compacto de todas as fontes; entre outros. Porém, há fatores que prejudicam a segurança, gerando grandes riscos, como: a produção de lixo radioativo, podendo contaminar a população, fauna e flora que se encontra próxima a uma usina; um pequeno descuido, desconsiderando protocolos de segurança, pode levar a uma explosão, trazendo sérios danos ao meio ambiente.
A utilização de usinas nucleares é um tema polêmico, pois apesar de apresentar vantagens, os riscos que provocam para a sociedade são