Energia nuclear
Introdução
Este trabalho insere-se no Tema 4: Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano, capítulo 3: Exploração Sustentada de Recursos Geológicos.
A exploração dos recursos geológicos tem vindo a aumentar de forma dramática com o crescimento da população humana e com desenvolvimento industrial. Muitos destes recursos caminham para o esgotamento, o que torna urgente a adopção de uma exploração sustentada.
Os recursos geológicos são os bens de natureza geológica que existem na crusta terrestre e que podem ser utilizados pelo Homem. Se forem gerados a uma velocidade superior àquela a que são explorados, estes recursos são renováveis mas se, pelo contrário, são consumidos a uma velocidade superior àquela a que se formam, são designados não-renováveis.
Por vezes não são os materiais da Terra em si que são o recurso, mas sim as suas propriedades como o calor e a radioatividade que certas rochas e minerais libertam. Estes materiais são, directa ou indirectamente, utilizados para fabricar os mais diversos produtos usados no quotidiano e na maior parte das indústrias.
Os recursos geológicos podem-se dividir em: recursos hidrogeológicos, energéticos e minerais.
Neste trabalho vamos falar da Energia Nuclear, uma energia não-renovável que se insere no grupo dos recursos energéticos e é obtido através da radioatividade libertada por determinados materiais.
Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre este recurso, como é produzido, porque está a ser alvo de experiências, para que é utilizado e desenvolver uma opinião mais forte sobre as vantagens e desvantagens deste recurso.
O que é a Energia Nuclear?
A energia nuclear, como