Projetos
SERVIÇO SOCIAL
SURGIMENTO AOS DIAS DE HOJE
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Socia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.
Orientador: Prof. FRANCIELE TOSCAN BOGADO
CUIABÁ
2009
INTRODUÇÃO
As mudanças trazidas pela Revolução Industrial determinaram uma nova maneira de obtenção de lucros através da exploração do homem. A degradação das condições de sobrevivência do homem, com jornadas de trabalho exaustiva, mulheres e crianças trabalhando com salários ultrajantes, ausência de moradia, agravando problemas socias na urbanização das metrópoles.
DESENVOLVIMENTO
As Revoluções ocorridas no séc.XVII e XVIII derrubavam tradições medievais, e determinava novos valores para a sociedade, provocando assim discussões no desejo de igualdade e liberdade, buscando ascensão social.
Nesta época houve muitas mudanças onde estava constituido um sistema de sociedade de regime feudal de servidão do campesinato, tendo um rei absoluto e nobres privilegiados com uma vida luxuosa e farta, passando para um sistema onde a burguesia comandava, modificando formas de organização transformando a cultura que podemos ver até nos dias atuais. A substituição da vida no campo, onde não se plantava mais para a subsistência e sim para atender as necessidades das fábricas, levando as pessoas para as cidades, superpovoando-as, a falta de estruturas para absorver estes camponeses, contribuirão para a exploração destes pelas fábricas. Surge assim uma nova classe social, o proletariado, iludidos na chance de mudar de vida saem do campo para trabalhar nas fábricas, garantida pelos burgueses, onde a realidade era bem outra. Não havia casa para todos, viviam precariamente em guetos, passando por muitas dificuldades. Com isso, passam a se organizar reclamando