ENERGIA NO GRUPO: TENSÃO E CONFLITO INTERPESSOAL
As pessoas diferem na maneira de perceber, pensar, sentir e agir. As diferenças individuais são. portanto, inevitáveis com suas consequentes influência na dinâmica interpessoal. As Diferenças entre as pessoas não podem ser consideradas inerentemente boas ou más. Algumas vezes, trazem benefícios ao grupo e ao indivíduo, outras vezes, trazem benefícios ao grupo e ao indivíduo, outras vezes trazem prejuízos, reduzindo-lhe a eficiência. Num Grupo de trabalho, as diferenças individuais trazem diferenças de opinião. Expressas em discordâncias quanto aspectos de percepção de tarefas, metas ,meios ou procedimentos. isso pode ocorrer conflitos e discussões. Que afeta, a objetividade e transforma o clima emocional do grupo.
O CONFLITO O conflito, em si, não e patológico nem destrutivo. pode ter consequências funcionais e disfuncionais a depender de sua intensidade, estagio de evolução ,contexto e forma como é tratado.
O conflito tem muitas funções positiva. ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição.
COMPREENSÃO E DIAGNÓSTICO DE DIVERGÊNCIAS E COMFLITOS Segundo Schimid e Tannenbaum(1972), na diagnose do conflito, três conjunto de variáveis precisam ser considerado e examinados. a natureza das Diferenças, os Fatores subjacentes e o estágio de evolução. A natureza das divergência está relacionada aos fatos que cada pessoas considera, os quais decorrem de informações diferentes, definições diversas do problema ou situação, aceitação ou rejeição de dados relevantes etc. As diferenças quanto a valores afetam. geralmente a seleção de objetivos e de métodos. Via de regra, as discussões se prologam e a