Conflitos
INTRODUÇÃO
Todos os dias as empresas se defrontam com um cenário ameaçador: a escalada da competição. Essa dura realidade tem provocado diversas reações dentro das empresas.
As pessoas são peças centrais nesse processo, desta maneira, estão sendo cada vez mais exigidas e sentem-se justificadas a optarem por um relacionamento competitivo, contribuindo assim para um clima de permanente conflito dentro das organizações.
Embora os conflitos sejam inevitáveis nos relacionamentos humanos, podemos diminuir sua incidência, minorar seus efeitos e resolvê-los sem perder amigos, desenvolvendo maturidade emocional e espiritual.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
DEFINIÇÃO
Várias pesquisas apresentam o conflito como o desacordo que conduz a uma luta de poder. O conflito se instala quando há divergência de idéias, quando o papel por desempenhar choca-se com os princípios de outras pessoas.
A trajetória de um grupo pode ser entendida como uma contínua sucessão de conflitos, pois nenhum grupo está livre deles. Nota-se, contudo, uma tendência a atribuir conotação negativa ao conflito, relacionando-o a combate, briga, violência, guerra, destruição. O conflito, em si, não é danoso nem patológico. É uma constante da dinâmica interpessoal, reveladora do nível energético do sistema. Suas conseqüências poderão ser positivas ou negativas, construtivas ou destrutivas, em decorrência do grau de aprofundamento e intensidade, de duração, do contexto, da oportunidade e do modo como ele é enfrentado e administrado.
O conflito possui numerosas funções positivas. Rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia acomodação de idéias e posições, desvenda problemas escondidos, aguça a percepção e o raciocínio, excita a imaginação e estimula a criatividade.
SABEMOS LIDAR COM OS CONFLITOS?
Cada ser humano é único. Único por sua história de vida, percepção do mundo, educação familiar e desenvolvimento do autoconhecimento e