MEIO AMBIENTE E O HOMEM
A temática ambiental passou a ocupar novos espaços, deixando de ser uma discussão restrita a especialistas e ao movimento ambientalista. A veiculação de notícias sobre acidentes ecológicos e desmatamento, principalmente pelos meios de comunicação, favoreceu a reflexão e a mudança de comportamentos individuais e coletivos em torno do tema.
Neste contexto, a Educação Ambiental surge como importante instrumento de mudança, porque através do processo educativo para o Meio Ambiente, o ser humano passa a refletir a respeito do seu papel e de suas atitudes. A partir dessa problemática começou-se uma nova era: a da preservação do Meio Ambiente. À medida que o tempo passa o ser humano visualiza que qualidade de vida está intimamente relacionado com o meio ao seu redor.
O homem como um ser superior e dotado do poder de mudança tem que cada vez mais valer-se de ideias inovadoras e sustentáveis a fim de resguardar os biomas para as gerações futuras. O processo de recuperação e preservação torna-se uma via de mão dupla, devido o homem usufruir do Meio Ambiente em seu favor e em contrapartida desperta o senso de responsabilidade e limitação do seu uso.
Por tanto, para que se possa realmente fazer um trabalho eficaz de preservação do Meio Ambiente, precisa-se primeiramente ser feita uma avaliação dos valores adotados a cerca do tema e uma reorganização das ideias porque só se consertará o mundo/natureza se antecipadamente for feito o mesmo com o ser humano.