Nordeste
Culinária
Principais características da culinária nordestina:
A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial.
Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.
Oferece a cozinha nordestina pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. São típicas da região as comidas como: acarajé, vatapá, caruru, carne seca, biju de farinha de mandioca e o uso de temperos com inúmeras pimentas e o rústico "azeite de dendê" - extraído de uma palmeira.
A refrescante e saborosa água de coco é muito consumida ao natural ou como aperitivo misturada com destilados.
A influência dos holandeses, franceses, portugueses, também não fica apenas na comida ela é notada nas construções coloniais em estilo europeu, no uso de azulejos portugueses, nas fachadas e ferro torneado nas sacadas. Os olhos azuis e verdes dos europeus se misturam com a pele morena dos africanos.
Folclore
Religião
A religião predominante no nordeste é a católica. Porém a muitos adeptos ao candomblé, esta já é uma tradição na Bahia, em homenagem ao deus Oxalá que, para eles representa Jesus Cristo. O candomblé tem como objetivo a adoração aos orixás, considerados como espíritos da Natureza, provenientes dos elementos terra, fogo, água e ar. São deuses guerreiros, protetores da caça, da maternidade, reis e rainhas da África, e outros, que vivem nos corações de seus descendentes. Eles são venerados em iniciações secretas e em festas de um ciclo anual, dedicadas a cada um deles. Nas festas, abertas ao público - homem de um lado, mulher de outro - os filhos-de-santo e adeptos dançam vestidos com as roupas e cores características, ao som de atabaques, entrando em transe e incorporando os espíritos dos orixás.
Dança
Frevo: Dança e