Homem e meio ambiente
Aula 01
A relevância dos temas científicos e tecnológicos na determinação das condições de vida dos seres humanos levou a formação de um novo campo de pesquisas conhecido como ciência, tecnologia e sociedade
O padrão de consumo da sociedade
moderna, juntamente com os resíduos que ela produz, tem causado aos recursos naturais e a qualidade de vida dos indivíduos uma degradação constante. Os problemas globais de ordem econômica, ecológica e sócio cultural alcançaram patamares que a politica e a ciência não podem mais deixar passar em branco.
Fatores de dependência:
O meio ambiente como espaço
A tecnologia como fator evolutivo
A sociedade como determinante
Primeiro momento “A Evolução da Espécie Humana”
O primeiro hominídeo que andava ereto surgiu há aproximadamente 4 milhões de anos, na Era Cenozóica desaparecendo a 1,2 milhões de anos. Era lento em comparação à maioria dos animais e se defendia com a utilização de armas e pedras.
O homo habilis
remonta a um período entre 2,5 e 1,6 milhões de anos, na África. É possível que tenha evoluído para o homo erectus. Foram provavelmente os primeiros a fazer utensílios de pedra simples eixos e artefatos lascados toscamente.
O homo erectus, presumível
predecessor de nossa própria espécie (homo sapiens) surgiu na África, na Ásia e possívelmente na Europa. Este hominídeo se destaca pelo uso de utensílios de pedra em forma de gota, lascado em ambos os lados, e pelo "machado de mão”. Foi o primeiro membro da linhagem humana a utilizar e controlar o fogo. Presumivelmente, evoluiu do homo habilis. Seus últimos representantes desapareceram há cerca de 300.000 anos.
No homo sapiens ou "o
homem sábio", nossa própria espécie, o cérebro aumentou para o tamanho atual. Não há, sobre sua posterior evolução, uma clareza científica; aparentemente dividiu-se em duas linhas principais, a primeira dando origem