Endomarketing
Professor: Alfredo Moreno
Aluna: Maria Valdiane de Vasconcelos Melo
Curso: 5° Semestre de Gestão de Recursos Humanos
Núcleo: Antônio Bezerra, Período: Manhã.
Regime Especial
PLANO DE ENDOMARKETING
Fortaleza, 01 de Dezembro de 2013.
Empresa: EBBA Empresa brasileira de bebidas e alimentos
Tema: Rotatividade
“A rotatividade refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização [...]” (CHIAVENATO, 2005, p.87). Ou seja, a cada desligamento, ou saída de uma pessoa da organização, corresponde a uma nova admissão (entrada) de outra pessoa. Conforme Chiavenato (2005), os motivos da rotatividade de pessoal podem ser externos, como “a situação de oferta e procura de mercado de RH, a conjuntura econômica, as oportunidades de emprego no mercado de trabalho” (CHIAVENATO, 2005, p.88). Mas, os motivos também podem ser internos, ”como a política salarial e de benefícios que a organização oferece o estilo gerencial, as oportunidades de crescimento interno, o desenho de cargos, o relacionamento humano, as condições físicas e psicológicas de trabalho” (CHIAVENATO 2005, p.88).
Objetivo Geral:
Sistematizar um modelo de planejamento voltado para um processo de endomarketing organizacional de uma empresa com a apresentação dos principais aspectos relacionados ao tema, que é a rotatividade dos seus colaboradores.
Objetivos Específicos:
Papel do endomarketing é diminuir a rotatividade dos seus colaboradores devido à falta de harmonia entre os colegas de trabalho, a política salarial que é muito baixa, a falta de benefícios e planos de carreira. Devido a isso, a falta de motivação vem decorrente dos conflitos, entre colaboradores e gestores.
1. Introdução
- Estabelecimento comercial com comércio de bebidas e alimentos.
- Público-alvo: jovens, de 20 a 35 anos, da classe média/alta.
- Rede de funcionários entre 7 e 10, onde 3 são sócios-administradores e os outros contratados como, segurança,