Teoria Geral dos sistemas
Florestal, 19 de Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá abordar a Teoria Geral de Sistemas, que tem por objetivo melhorar a compreensão dos sistemas, podendo ser aplicada, de forma geral, a todo o tipo de sistema existente no universo, como elementos interdependentes, mas que formam um todo. Esta teoria permite avaliar os fenômenos dentro de uma abordagem global, fazendo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
E para falarmos da TGS escolhemos uma organização bastante conceituada no mercado, e que de alguma forma poderá exemplificar um pouco desta teoria no âmbito organizacional. A organização escolhida foi a FIAT automóveis, com sede em Betim desde 1976, com capacidade produtiva para até 800 mil veículos por ano, onde todo seu processo produtivo é fragmentado passando por varias fases desde o desenvolvimento até a pista de testes. A TGS passou a exercer uma significativa influência na administração, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa a organização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.
Toda organização baseia-se no sistema aberto, inclusive a Fiat, pois possui interação com o meio ambiente sendo influenciada e influenciando o mesmo, podemos considerar então que não existem sistemas fechados no mundo real tudo e todos sofrem influencia do meio. Uma organização é influenciada pelo ambiente através das entradas (materiais, insumos) e influencia o ambiente através das saídas (o produto finalizado), e para que a mesma seja viável e se mantenha no mercado como a Fiat, ela deve adaptar-se ao ambiente por meio de um constante ajustamento.
REFERENCIAL TEÓRICO
1-Evolução Histórica.
O principio da teoria geral dos sistemas se deu com os progressos da biologia, na qual a sociedade passa a ser