comudidades ecomenicas

1032 palavras 5 páginas
Comunidade Taizé, “construção em seu entorno” em Alagoinhas (1978-2009)

Introdução:

Taizé é uma comunidade de principio ecumênico, criada pelo irmão Roger, que se originou na França durante a Segunda Guerra Mundial, com a proposta de abrir caminhos para sanar as feridas entre os cristãos, visando, por meio da reconciliação solidária, superar alguns conflitos na humanidade. O pequeno povoado de Taizé, no Centro-Leste da França, tornou se um lugar onde centenas e milhares de jovens de todos os continentes vão rezar e se preparar para se tornarem promotores de paz, reconciliação e confiança entre os seres humanos.
Para a comunidade de Taizé, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso encontram suas fontes no Novo Testamento, nas pregações de Jesus sobre a unidade, e na sua prática do amor e do perdão pra todos os seres humanos, entre as nações. Segundo Irmão Márcio o ecumenismo aborda diferentes confissões, porém com uma base central, o amor que os une - Jesus Cristo.
Desde 1950, alguns irmãos da comunidade foram viver em lugares desfavorecidos do mundo para serem testemunhas de paz, ou seja, estarem ao lado dos que sofrem. Atualmente vivem em pequenas fraternidades nos bairros pobres da Ásia, da África, e da América do Sul, partilhando as condições de existência com seus vizinhos.
Na América do Sul a comunidade está localizada em Alagoinhas, que fica a 110 km de Salvador, num bairro periférico, conhecido como Santa Terezinha. Região esta onde a pobreza é facilmente perceptível e que a maioria da população são afro-descendentes.
Desde 1966 alguns irmãos vieram para o Brasil. A principio, por convite de Dom Helder Câmera- com quem o irmão Roger teceu laços de amizade e colaboração durante o Concílio do Vaticano- ficaram em Pernambuco. Em 1972, foram para o Espírito Santo, mas como o intuito era conviver com os pobres, partilhando com eles as condições de existência, mudaram-se para Alagoinhas em 1978. Essa Comunidade se intalou no Bairro Santa Terezinha,

Relacionados