LINHAS DE ATUAÇÃO DE UMA FORÇA-RESUMO
Artigo: “Reavaliação e rememoração dos conceitos da mecânica geral com análises geométricas e/ou gráficas: linha de ação de uma força. Parte I” de Barbieri, publicado em 29 de novembro de 2011.
Esse artigo aborda o termo linhas de ação de uma força,que para Barbieri é de fundamental importância abordar esses conceitos, para que o aluno tenha conceitos mais fundamentados na hora de dar continuidade nos estudos das disciplinas da mecânica no ensino superior. Quando o assunto é abordado nos livros, usados em universidades e faculdades, não é dada a importância que deveria dar para o assunto.
Usando livros de nível escolar secundarista e superior, definiu-se linhas de ação de uma força como “a linha ao longo do qual o vetor força se encontra" ou, e alguns casos, como “suporte” de atuação de uma força. Com isso, Barbieri implementa outros conceitos como forças colineares, paralelas ou antiparalelas e concorrentes, além de reforçar os conceitos sobre equilíbrio estático, terceira lei de Newton e estudo de máquinas.
Além de contextualizar linhas de ação de uma força, Barbieri propõe uma alternativa simples para determinação do ponto de atuação da força resultante em sistemas de forças que não são concentradas em um ponto material. Para isso, reduz-se o sistema de forças para uma única força resultante. Isso é feito prolongando as linhas de ação das forças, seguido da aplicação dos princípios de transmissibilidade e superposição das forças. O autor também mostra a diferença das aplicações das linhas em sistemas estáticos e dinâmicos com equilíbrio estático.
Por fim, Barbieri conclui seu trabalho reforçando o fato de que o conceito de linha de ação de uma força é pouco abordado nos livros de literatura básica, e mais detalhadas nas literaturas mais específicas e avançadas, e demonstra que é possível trabalhar o assunto de valores didáticos fundamentais nos estudos da mecânica.