Endomarketing
Em ações de endomarketing, a empresa oferece aos seus colaboradores benefícios para que estes percebam o valor da organização, compreendidos pelas ações motivacionais. Estes benefícios podem ser tangíveis ou não, relacionados a benefícios financeiros ou não. Eles podem ser relacionados com a função a ser desempenhada, com as possibilidades de desenvolvimento e reputação da empresa. (COSTA, 2010; p. 67)
O endomarketing além de promover (vender) este fluxo de ações de beneficiamento deve renová-lo continuamente. "Os fatores componentes do fluxo, combinados ou isolados, resultam na condição normal (ou regular) do nível de motivação e comprometimento das pessoas com a empresa...", Daniel Costa (2010, p.67).
2.5.1 AÇÕES MOTIVACIONAIS
Dentre as ações motivacionais temos os benefícios financeiros, como salário fixo, bônus e benefícios; benefícios não-financeiros, como o sistema de reconhecimento e status, por exemplo. Temos também os aspectos motivacionais relacionados com a função, como significado, sofisticação e autonomia, dentre outros; outro aspecto motivacional são as possibilidades de desenvolvimento, como oportunidades, investimento em formação, entre tantos. Outro fator motivacional é a reputação da empresa, fatores como o prestígio que ela tem, liderança e investimento em responsabilidade social. (COSTA, 2010; p.67)
Entre os fatores tangíveis do fluxo, temos remuneração, plano de benefícios e recursos materiais. No grupo de fatores não-tangíveis, apesar de sua variabilidade para cada organização, podemos citar status, perspectiva de crescimento, reputação da empresa como boa empregadora, estilo de liderança, segurança, aprendizagem, acesso a desafios, imagem de mercado da empresa e responsabilidade social. (COSTA, Daniel. 2010, p. 68)
Como pode ser visto acima, muitos destes fatores motivacionais contidos no fluxo não carecem de investimentos financeiros por parte das empresas. As ações motivacionais, sejam tangíveis ou não,