Endomarketing
No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um fator de motivação e participação. Para isso, existem diversos instrumentos, que vão desde a informação direta fornecida pelos colegas de seção e chefias até os chamados house-organs (jornais ou revistas destinadas ao público interno). O essencial é que o empreendedor transmita aos funcionários a idéia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento dos negócios, criando um clima de parceria, de confiança.
O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É nas ações mais simples que o público interno encontra aquilo que procura: a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.
Os propósitos do endomarketing, segundo Brum,1998, são dois:
a) Reduzir a fofoca, ou “rádio corredor”, pela informação direta e transparente.
b) Imbuir os funcionários das metas da organização.
QUALIDADE EM COMUNICAÇÃO INTERNA
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem bem, não será possível potencializar a força humana da empresa. A comunicação interna, é algo prioritário que deve merecer, principalmente por parte da cúpula da empresa, grande atenção.
A força humana da empresa só será otimizada por meio de contribuições/participação de todos se esses estiverem bem, sem barreira quanto a sigilos, etc. Nesse sentido, a abertura da cúpula é algo básico/ fundamental (RUGGIERO, 2003). A comunicação como elemento que contribui para potencialização da força humana é fundamentalmente um processo interpessoal/humano. A tecnologia pode ajudar, contanto eu ela potencialize o processo de interação, não o afastamento entre pessoas. Alguns pontos importantes a serem salientados são:
a) Prioridade à comunicação: qualidade e