Biologia
Principais características de uma população
Densidade/ crescimento populacional
A industrialização atual resulta de um processo evolutivo iniciado com a revolução industrial ocorrida na Europa e particularmente na Inglaterra. Esse período industrial significou a passagem de uma sociedade rural e artesanal para uma sociedade urbana industrial. Decorrente de um desenvolvimento que não considerou os impactos relevantes da revolução industrial e a finitude dos recursos naturais no século XX testemunhou o maior e o mais rápido avanço tecnológico da história da humanidade e também as maiores agressões ao meio ambiente”. (Paixão, 2009)
O tamanho da populações deve manter-se mais ou menos constante ao longo do tempo nos ecossistema em equilíbrio. Isso é importante, pois alterações no tamanho de uma população pode determinar alterações em outras populações que com ela coexistem.
Densidade da população
Correspondem ao número de indivíduos de uma população em determinada área ou volume.
Nas populações humanas a densidade é estimada a partir dos censos demográficos, que são realizados periodicamente.
O crescimento de uma população depende do conjunto de dois fatores:
Taxa de imigração e emigração→ correspondem ao número de indivíduos que entram em uma população e ao número dos que dela saem por unidades de tempo. Esses dois mecanismos corresponde a dispersão ou migração.
Taxa de natalidade→ corresponde a velocidade com que novos indivíduos são adicionados a população por meio de reprodução.
Taxa de mortalidade→ corresponde a velocidade com que indivíduos são eliminados da população, por morte.
Fatores que alteraram o tamanho populacional
Potencial biótico: Capacidade teórica de crescer apresentada pelas populações. Todas populações possuem potencial para crescer.
Ex: Um único casal, pássaros, chocando 6 ovos por ano, e com mortalidade zero, produziria ao final de 15 anos cerca de 10 milhões de descendentes.
Fatores bióticos e