Endocardite infecciosa
É uma patologia que consiste em um processo infeccioso que atinge o endocárdio, mais precisamente as válvulas cardíacas. Em virtude do tipo de agente patogênico, a endocardite pode ser classificada em : Endocardite Bacteriana Aguda ( EBA) e Endocardite Bacteriana Subaguda ( EBS). Essa infecção leva á deformação das válvulas do coração.Ocorre com mais freqüência em pacientes idosos,devido ao sistema imunológico não combater a infecção. Porém pode ocorrer em qualquer idade,em geral ocorre em pacientes com história de cardiopatias valvulares ( congênitas),pacientes com cardiopatia reumática ,prolapso ( desprendimento) da válvula mitral,ou pacientes submetidos á cirurgias cardíacas também estão sujeitos.
Há incidência de endocardite infecciosa entre usuários de drogas intravenosas. Assim como em pacientes hospitalizados, com doenças debilitantes, pacientes com catéteres de demora ( para hemodiálise e quimioterapia) e submetidos á tratamento antibiótico ou intravenoso prolongado.
Os agentes etiológicos da Endocardite Infecciosa são:
- Streptococus viridans;
- Stafhylococus aureus;
- Stafhylococus epidermidis;
- enterococos;
- estreptococos;
- pneumococos;
- enterobactérias;
- bactérias do grupo Hacek;
- anaeróbios;
- fungos;
Sinais e Sintomas
A endocardite possui numerosas manifestações clínicas, porém seu início é insidioso,podendo ser confundida com outras doenças sistêmicas. Tais como :
- febre moderada;
- calafrios;
- sudorese noturna;
- mal-estar físico;
- anorexia;
- emagrecimento;
- dores articular e lombar;
- cefaléia;
- dores no peito;
- falta de ar;
- mialgias (dores musculares);
- tosse;
- sopros;
- taquicardia;
- hemorragias sobre as unhas;
- petéquias ( pontos vermelhos na pele);
- hemorragia da conjuntiva;
- dentre outros.
Tratamento e Prevenção
O tratamento da endocardite infecciosa é antibioticoterápico e direcionado pelos resultados obtidos nos exames de hemocultura (sangue). O