Resumo
Economista-chefe, Ilan Goldfjn, 46, diz que baixa competitividade e falta de mão de obra qualificada em vários setores são mais importantes que o nível dos juros.
O governo esta baixando os juros com o objetivo de reacelerar a economia. Possivelmente a inflação pare de cair, mas será menor do que no ano passado. Uma inflação menor é boa para o crescimento, há estabilidade, planejamento, investimento e melhor distribuição de renda.
A indústria começou mais fraca este ano, mas não por falta de demanda. Esperamos a oferta se recuperar no segundo semestre , estimando num crescimento acima de 5% em 2013.
Para o sistema de metas de inflação, o governo alonga o prazo de convergência (da inflação), para uma economia que desacelerou muito.
O Banco Central pretende chegar numa taxa de juros acima do histórico, perto de 9%, mas educações faltas de mão de obra qualificada, reforma da previdência e infraestrutura da indústria, são mais importantes que a taxa básica.
Os juros no Brasil são altos porque nossa necessidade de recursos são maiores do que dispomos. O governo se preocupa em reduzir gastos, reduzindo despesas com pessoal e aumentando os investimentos.
O Brasil tem objetivo de crescer em média 4% e pequena diferença no crescimento, significa que o Brasil esta produzindo mais e pessoas podem ter um padrão de vida melhor.
Desonerar folha de pagamento e levantar barreiras aos importados não vai resolver para dar competitividade à indústria. É preciso melhorar o sistema tributário e simplificar a vida das empresas.
O governo esta intervindo com frequência no câmbio, porque dinheiro em curto prazo não é bem-vindo, se capta com prazo de 10 anos não paga IOF. Temos um déficit de 2 a 3%, temos um financiamento expressivo. Precisamos de dinheiro e o governo esta ansioso com o crescimento.
Para realocar recursos para investimentos é preciso uma base política e o governo com este apoio tem mais facilidade de