Variáveis básicas da negociação
A negociação como processo, nos leva a mecanismos alternativos. Apesar de ser fundamental é um dos processos menos conhecidos. Para podemos explicar melhor o processo de negociação, precisamos entender suas variáveis que estão divididas em poder, tempo e informação.
A variável poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negócio. Apesar de ser difícil defini-lo, o poder tem como principio a imposição de sua vontade sobre a outra, de fazer que outro ou outro realizem a sua maneira o que você deseja, executando por meio de sua influencia. Mais em raros momentos o poder é usado por completo, por isso a necessidade da negociação.
Analisando o poder extraímos fatores que devemos dominar para negociação como sua discrepância, desequilíbrios, seu risco, argumentos, usar ferramentas lógicas e evitar a manipulação. Uma vez compreendidos estes fatores podemos usar o poder de forma benéfica no processo de negociação.
Nas várias formas subdivididas de poder verificamos os poderes pessoais que estão presentes em qualquer situação e tem a ver com nossa capacidade persuasiva, nossa atitude, nossa vontade interior. Já os poderes circunstanciais enfocam o momento, a situação, você age de acordo com o momento, enxergando por diversos ângulos a especialidade, investimentos, a barganha e etc.
Não podemos nos mostrar gananciosos demais sobre o poder. Para o processo de negociação, faz-se necessário ser sutil, agradável, porém astuto e democrático.
Visualizando agora o tempo, podemos ter certeza de que ele é o mesmo para todos, não importa o que se faça. Uma vez que não podemos controlar o tempo devemos analisá-lo cuidadosamente no processo de negociação.
Criando um plano, atendemos as necessidades especificas de um individuo ou de uma situação. De forma flexível, uma vez que não é possível controlar o outro lado.
Sendo as partes indivíduos distintos, de hábitos distintos, precisamos de paciência, tranqüilidade, tomar