Endereço Cidadão
Contrato 169/2012
O Projeto Endereço Cidadão é uma extensão dos direitos de cidadania, item fundamental para a melhoria das condições de acessibilidade aos cidadãos, atendendo as diretrizes de organização do espaço da cidade.
Com base nesta premissa, pensando no turista, nos projetos internos da PMV e nas empresas que dependem de uma correta identificação de acessibilidade aos bairros, a PMV objetivando uma cidade com Qualidade de Vida em que as pessoas consigam ter e receber acesso é que estão sendo executadas nas diversas áreas do Município o Projeto Endereço Cidadão.
O Projeto Endereço Cidadão objetiva oficializar a numeração dos imóveis do município e nome dos logradouros públicos, ou seja, ruas, avenidas, escadarias, becos e outras vias de acesso ao cidadão, instalando placas de identificação com os melhores padrões estéticos e visuais.
O Endereço Cidadão é um dos projetos prioritários e contínuo desta municipalidade, sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (SEDEC).
Sinalização de Logradouros
Atualmente, é feito um mapeamento conforme a demanda de solicitações para sinalização dos bairros. Foi desenvolvido um layout padrão para todo o município que através de contratação de empresas, por procedimento licitatório, são feitas as confecções e afixações das placas de identificação conforme constam oficializados junto ao Município.
Cabe observar que as vias cujo nome não se encontra oficializado dependerão de projeto de lei junto a Câmara Municipal para oficialização, sendo ainda, não poderão constar duplicidades de nomes no mesmo município.
Metodologia do Projeto
Consiste de duas grandes fases:
1- Diagnóstico dos Logradouros;
2- Diagnóstico da Numeração dos Imóveis.
Para se ter a numeração do imóvel, primeiramente há necessidade de se ter a denominação dos nomes dos logradouros. Assim, optou-se, em primeiro plano, por diagnosticar os logradouros através de:
Levantamento