Endemias
Endemia
As endemias tem causado grandes problemas as populações ao longo da história, com grandes perdas sociais, principalmente nas populações menos favorecidas, devido à condições precárias de vida, como a falta de saneamento básico e de moradias mais dignas. Por definição, Endemia é uma enfermidade, geralmente infecciosa que reina constantemente um certo país ou região por influência de causa local. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001, p.06).
Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidade e tem duração continua porém, restrito a uma determinada área. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum na Amazônia. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença. As principais endemias que desafiam a saúde pública brasileira hoje são: a malária; Leishmaniose; Esquistossomose; Tracoma; Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose ; Cólera e Gripe A.
A malária é também conhecida como paludismo, é uma doença potencialmente grave, ocasionada por parasitas do gênero Plasmodium, é transmitida pela picada do vetor Anopheles darlingi.
LEISHMANIOSE
A leishmaniose é uma doença causada por parasita do gênero leishmania, os quais se espalham através da picada de mosquitos flebotomíneos, mais conhecido no Brasil como mosquito palha. Existem dois três de básicos de leishmaniose: a cutânea, a visceral e a mucocutânea.
ESQUISTOSSOMOSE
É uma doença causada por um verme parasita da classe trematoda o Schitossoma Mansoni, essa doença é também conhecida como “barriga d’água”, “doença do caramujo” ou “xistose”.Essa doença ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada, por isso é considerada uma doença endêmica.
FEBRE AMARELA
A febre amarela é uma doença causada