Endemia
ENDEMIA É a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente ilimitada), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais. Exemplo típico deste evento é a hanseníase que agrega cerca de 80% do Brasil.
PANDEMIA
É Caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente. Um exemplo típico deste evento é a epidemia de AIDS que atinge todos os continentes.
SURTO
É a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados – Alguns autores denominam surto epidêmico, ou surto, a ocorrência de uma doença ou fenômeno restrita a um espaço extremamente delimitado: colégio, quartel, creches, grupos reunidos em uma festa, um quarteirão, uma favela, um bairro etc. Exemplo: A dengue Doenças infecciosas mais frequentes no Brasil com 2,5 a 3 bilhões de pessoas expostas ao risco de serem infectadas atualmente.
EPIDEMIA
É a ocorrência em uma comunidade ou região de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao esperado. O conceito operativo usado na epidemiologia é: uma alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença. Devemos tomar cuidado com o uso do conceito de epidemia lato-sensu que seria a ocorrência de doença em grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Epidemia explosiva Refere-se a velocidade do processo na primeira etapa, que é de progressão. A incidência máxima é alcançada logo após ter-se iniciado a progressão.
Epidemia lenta A velocidade com que a incidência máxima é atingida é lenta. ( doenças de