Encontro de dois moveis em MRU
Objetivo: Determinar o instante e aposição de encontro de dois móveis em MRU sobre uma mesma trajetória.
Introdução
O encontro de dois móveis ocorre quando eles estiveram na mesma posição referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos isso nos leva a criar um sistema de equações com as funções horárias dos móveis. A solução deste sistema linear fornece a posição e o instante do encontro dos dois móveis.
Suponha dois móveis (A e B) em MU se movendo com funções horárias SA =S0A + VA.t e SB =S0B + VB.t se movendo de maneira que eles se encontrem e, se você quiser encontrar o tempo do encontro basta igualar as duas equações e isolar t. Substituindo esse t numa das equações você determina o instante do encontro.
Formulas de recorrência
V = D/T
S = S0+VT
5 – Procedimentos
5.1 Materiais e Instrumentos: Plano inclinado articulável com escala de 0º a 45º, tubo com fluido, esfera de aço confinada, imã encapsulado, cronômetro.
5.2
5.2.1 O plano foi inclinado a 15º e utilizando o imã, a esfera foi posicionada na marca 0 mm. A esfera foi liberada e o tempo gasto pela mesma para alcançar a marca de 400 mm foi cronometrado. Este procedimento foi repetido três vezes e a velocidade média da esfera foi calculada. Os dados foram registrados na tabela 1. Com o cronometro preparado, o conjunto foi inclinado, de modo que a bolha de ar se posicionou na marca de 400 mm e, assim que se tornou estável, o conjunto foi novamente apoiado na mesa e o tempo que a bolha levou para alcançar a posição de 0 mm foi cronometrado. Este movimento foi repetido três vezes. A velocidade média da bolha foi calculada e todos os dados realizados nesta etapa foram registrados também na tabela 1.
Tabela 1
Medida
Esfera
Bolha
1 t¹= 8,25
V1=0,048
t¹=6,44
V1=0,062
2 t²=7,685
V2=0,052
t²=6,48
V2=0,061
3