Encontro de dois moveis em MRU
FÍSICA MECÂNICA
RELATÓRIO DE FÍSICA – LABORATÓRIO
TOTAL DE PÁGINAS:
4
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil da Faculdade disciplina de Física Mecânica.
Professor:
Turma: Engenharia Civil – 3º período
Colaboradores:
Abril de 2015
Atividade – Encontro de dois Móveis em MRU
1. Introdução
O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, quer seja vertical.
O movimento é unicamente, retilíneo. A direção pode ser vertical (uma pedra caindo), horizontal (um carro se deslocando numa rodovia plana), ou inclinada, mas deve ser retilínea.
Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo de referência.
1. Objetivos
Determinar o instante e a posição de encontro de dois móveis e MRU sobre uma mesma trajetória.
2. Equipamento e Material utilizado
I. Plano inclinado articulável com escala de 0º a 45º
II. Tubo com fluido.
III. Esfera de aço confinada.
IV. Imã encapsulado
V. Cronômetro.
3. Procedimento Experimental
O plano foi inclinado a 15º para dar início aos teste iniciais, utilizando o imã posicionamos a esfera na marca de 0 mm, logo após liberamos a esfera e cronometramos o tempo gasto, até a esfera passar pelo marca de 400 mm, para ter uma precisão maior do experimento repetimos o processo por 03 vezes e anotamos o tempo da esfera na Tabela 01 e calcularmos a velocidade média da esfera.
Em seguida coletamos os dados referentes a tempo transcorrido da bolha que estava no tubo com fluido e utilizamos os mesmo critérios da esfera, ou seja, o conjunto foi inclinado até a bolha chegar a posição 0 mm, assim apoiamos a base do conjunto na mesa e cronometramos o tempo gasto até a bolha passar pela marca de 400 mm, este