Encoders
Trabalho Teórico 2
Trabalho Realizado por:
Introdução
No âmbito da Disciplina de Controlo Industrial foi proposto aos alunos a realização de vários trabalhos teóricos o que, tem vindo ajudar os alunos a consolidar conhecimentos na área de automação industrial.
Neste trabalho, foi nos pedido que consultássemos o mercado de fabricantes de sensores de velocidade e selecionássemos sensores que nos permitisse medir a velocidade de rotaçao de um motor electrico e verificassemos os tipos de sensores que existem, agrupando-os pelo principio fisico usado na mediçao da velocidade.
Um tipo de sensor de extrema importância na indústria para o controle e medição de velocidades em motores, medição de distancias percorridas e posições, são os Encoders.
Resposta ao Tema
Encoders são equipamentos eletromecânicos, utilizados para a conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta, numa distribuição perfeita dos impulsos ao longo dos 360º graus do giro do eixo.
Funcionam por barreiras de luz infra-vermelha, utilizando um disco ótico de “n” pontos fixos ao eixo que, quando entra em rotação, o disco ótico interrompe e liberta a passagem da luz, gerando impulsos luminosos que são convertidos em sinais elétricos e depois são reenquadrados e amplificados, gerando uma saída digital com número de impulsos igual à quantidade de ranhuras no disco ótico.
Existem vários tipos de encoder, sendo os mais conhecidos os: incrementais e os absolutos.
O princípio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental é bastante similar, isto é, ambos utilizam o princípio das janelas transparentes e opacas, com estas interrompendo um feixe de