O sedentarismo e a saúde da população
A atividade física é entendida como qualquer movimento corporal. Para a Organização Mundial da Saúde, a atividade física, é necessária em todas as idades, além disso, sugere que os programas de exercícios físicos deveriam contemplar o aspecto lúdico, agradável, de forma que tais atividades se tornassem mais atraentes e que leve à formação desses hábitos para toda a vida. Sendo a atividade física uma área importante de investigação principalmente por possuir uma relação inversa com doenças degenerativas causadas pelo sedentarismo.
Sedentarismo é fator primário para a morbidade e mortabilidade populacional decorrente de doenças cardiovasculares. Na sociedade moderna o sedentarismo é combatido com prioridade e a idéia de mudança de estilo de vida sedentário para um estilo de vida mais ativo vem sendo embutido no cotidiano das pessoas. Como a expectativa de vida tem aumentado significativamente, e para ter qualidade de vida e saúde são essenciais praticas mais saudáveis e isso deve tornar se habitual, com uma pratica saudável de exercícios se diminui o risco de aterosclerose e suas conseqüências.
A atividade física também auxilia no controle da ansiedade, da depressão, da doença pulmonar obstrutiva crônica, da asma e diversas doenças crônicas não transmissíveis, além de proporcionar melhor auto-estima e ajuda no bem-estar e socialização do cidadão. Praticar atividade física regularmente traz como benefícios: Reduz o risco morrer de doença cardiovascular, reduz o risco de desenvolver pressão alta, diminui o risco de desenvolver diabetes, aumenta a massa magra, ajuda a manter os ossos, músculos e articulações mais saudáveis entre outros.
Para ter uma promoção da saúde deve além da educação criar um ambiente favorável para a melhora que se deseja realizar, além de construir uma base para a aproximação do publico alvo e conseguir aliados nessa etapa, pois é necessário o envolvimento de uma comunidade