Pré-Hisotoria da Arte

759 palavras 4 páginas
HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA
1. O homem pré-histórico conseguiu sobreviver a natureza, com isso inventou objetos a partir de suas necessidades. Pode-se afirmar que o naturalismo pré-histórico foi constituído a partir do homem e sua capacidade de usar os elementos da natureza e os transformar em instrumentos em prol a sua sobrevivência que podem então ser considerados ‘’objetos artísticos’’.

2. OS desenhos naturalistas do período paleolítico causam a impressão visual de uma forma pura e direta, uma arte que usa a forma individual, rígida e aborda a tradução da realidade e do seu meio com as mais variadas formas de expressão.

3. A arte naturalista paleolítica tinha como objetivo, demostrar que os desenhos e objetos de arte não eram decorativos ou adornos, mas sim uma tentativa de controlar forças sobrenaturais, obter a simpatia dos deuses e bons resultados na caça. Tinha a finalidade de um ritual mágico.

4. No período do Paleolítico são feitas as primeiras pinturas em cavernas e paredes de pedra. As pinturas eram frequentemente representadas por desenhos de animais, com os corpos transpassados por lanças e flechas. Havia também representações de figuras humanas disfarçadas de animais, sendo a maioria dessas figuras relacionadas com a representação de danças, e rituais mágicos.

5. Talvez existisse uma linha divisória entre a realidade e a representação e que, ao se pintar um animal, fosse necessário recriá-lo com o maior realismo possível, para que a caça bem sucedida na pintura se transportasse para a realidade, ou ainda, que a criação pictórica de uma manada resultasse na sua criação real, e que o Homem pudesse assim beneficiar de muito alimento e prosperidade. Do mesmo modo se crê que as estatuetas femininas sejam amuletos relacionados com o culto da fertilidade, fator crucial para a sobrevivência do grupo.

6. Não. Pois considerando que as pinturas descobertas em cavernas se encontram em locais de difícil acesso, e não na entrada ao olhar

Relacionados