ESTUDO CASO : Afinal quem manda aqui ?
1- Com a nova dinâmica do mercado, os filhos de Ricardo pensam que por terem estudados e serem novos, serão capazes de enfrentar esta nova crise, sem a interferência de seu pai , assim causando um certo conflito entre as partes, pois Ricardo não consegue ficar longe dos seus negócios.
2- A decisão final , em uma empresa , deve sempre ser feita pelo dono, independentemente da sua postura ou escolha, as consequências por sua vez também devem ser assumidas pelo dono, no caso Ricardo , cabe a ele ter coerência e perceber que seus filhos estão ali para ajuda-lo .
3- Vejo que são complementares , pois apenas a teoria , torna-se vaga toda essa sabedoria, e apenas a experiência, deixa o negocio vulnerável a mudanças externas como foi apresentada no caso, logo o mais eficiente seria juntar os dois , no caso , os filhos trazendo seus conhecimentos de administração e formalizando-os com a experiência do pai, mas em minha opinião , a experiência tem um peso relativo maior do que a educação formal .
4- Em épocas de crise, um consultor e uma boa escolha, pois este estudou para enfrentar isso ( crises ), ele teria a função de auxiliar os proprietários com dados e formulas para alcançar o objetivo final, ou seja juntando o conhecimento formal a experiência ( como na pergunta 3).Eu colocaria na mesa todos os pontos positivos de um consultor administrativo para Ricardo perceber que o custo de implementação de um agente como este vale muito em comparação a seus resultados.
5- Ricardo tem chances de mudar a empresa, mas será difícil, pois sua visão já não e tão dinâmica e nova como a de seus filhos, mas ele possui a experiência, mas considero difícil essa trajetória.
6- Ricardo e uma pessoa difícil de se lidar como o caso nos mostra, mas com a conversa , e com a atual conjuntura da empresa, é bem possível que Ricardo de espaço a seus filhos, porque querendo ou não, a época de Ricardo já passou, cabe a ele se adaptar aos tempos