Estudo de caso : afinal, quem manda aqui?
1) Você conhece casos semelhantes a este?
Vi alguns casos, só na ficção.
2) Em caso afirmativo, qual foi o desfecho?
Houve um acordo entre as partes, e juntos administraram a empresa.
3) Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
A empresa estava numa situação crítica, os filhos queriam que Ricardo deixasse o negócio e isso fez o relacionamento entre eles piorar ainda mais.
4) Quem deve mandar na empresa?
Apesar da empresa ter sido criada pelo pai,os filhos foram preparados para também assumir responsabilidade ,por isso deveria ser feito um acordo entre os eles para que todos juntos cuidem da empresa.
5) Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Ambas são importantes, uma complementa a outra.A experiência de Ricardo ajudará os filhos no processo de formação pois ,o conhecimento deles é baseado na teoria e não na situação prática do dia a dia.
6) Quais as consequências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
A empresa provavelmente irá falir, uma vez que não há novas idéias apresentadas,que poderiam ser sugeridas pelos filhos.
7) Quais as consequências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Poderão administrar bem a empresa durante um tempo, resolvendo as pendências deixadas pelo pai,porém como não há experiência prática ,problemas antigos podem voltar e a empresa enfim também poderá chegar a falência.
8) Quais as consequências previsíveis de não haver um acordo entre as duas partes?
Além da falência da empresa,ficará ainda um mal estar que deixará a família ainda mais desestabilizada.Briga em família é um dos motivos mais comuns de dissolução de