Estudo de caso: Afinal, quem manda aqui?
AFINAL, QUEM MANDA AQUI?
1. Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
A falta de compreensão é a principal causa para esse conflito, pois Ricardo precisa compreender que precisa reciclar os seus conhecimentos, que com o passar dos anos muita coisa mudou, e seus filhos precisam entender que Ricardo conhece melhor que eles como fazer uma fábrica produzir bem, o que seu pai não está sabendo é resolver a parte burocrática, contábil, financeira, Ricardo administra o negocio com seu conhecimento empírico, os seus filhos administram de forma conceitual, com base em grandes percussores da administração, conhecem o caminho para ter uma empresa bem sucedida.
2. Quem deve “mandar” na empresa?
O conhecimento de todos é fundamental para o sucesso desta empresa, devem-se organizar esses conhecimentos e distribuí-los, a experiência de Ricardo pesa muito neste caso, mas ele não sabe lidar com a inflação e diversos problemas atuais, por outro lado seus filhos estão antenados as inovações, onde é mais viável conseguir a matéria-prima, a esse preço acessível a diferença do custo do produto para a despesa deste produto, estão qualificados para o uso da tecnologia que cada dia cresce no mundo. Portanto quem deve assumir a administração desta empresa são os filhos, pois eles jamais desprezariam o conhecimento do seu pai. Certamente eles colocariam em pratica o que aprenderam com o seu pai e implantaria o conhecimento adquirido por seus estudos fora do país.
3. Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
As duas são importantes para administração de uma empresa, vai depender do momento em que a mesma se encontra. No caso das empresas que estão passando por uma situação ruim ou esteja precisando de uma renovação, pode prescindir da educação formal. Porem se for para continuar com a administração que esta gerando bons resultados para a empresa, a experiência profissional é a