Encoders
É comum encontrar sistemas compostos de elementos mecânicos que desenvolvem movimentos com posições iniciais e finais bem definidas, como, por exemplo, os cilindros hidráulicos e pneumáticos. Quando se tratam de posições intermediárias não podemos mais utilizar sistemas convencionais de posicionamento, precisamos procurar sistemas que nos informem o tempo todo os pontos onde se encontra um determinado componente de máquinas. Os encoders são muito utilizados, pois nos permitem monitorar um dispositivo e nos enviam informações bastante precisas sobre o seu posicionamento.
Com esses sensores é possível converter movimentos lineares ou angulares em informações para um sistema, permitindo-nos assim saber qual a posição atual do nosso robô, motor, ou qualquer que seja o dispositivo monitorado.
Encoders
Os encoders são transdutores de movimento capazes de converter movimentos lineares ou angulares em informações elétricas que podem ser transformadas em informações binárias e trabalhadas por um programa que converta as informações passadas em algo que possa ser entendido como distância, velocidade, etc.
Em outras palavras, o encoder é uma unidade de realimentação que informa sobre posições atuais de forma que possam ser comparadas com posições desejadas e seus movimentos sejam planejados.
Como funcionam?
O controle de muitos equipamentos automatizados depende do conhecimento da posição de peças móveis com precisão. Para essa finalidade são usados diversos tipos de transdutores, cuja finalidade é fornecer, na forma de sinais elétricos, informações sobre a posição, velocidade de deslocamento e sentido de deslocamento de peças giratórias ou que se movem em linha reta. Um dos dispositivos mais usados para essa finalidade é o encoder óptico ou simplesmente encoder, que se enquadra na categoria dos transdutores codificados. • Transdutores codificados (CDTs)
Chamamos de transdutores codificados ou CDTs aos transdutores de