Encoder
[pic]
Sistema de Aquisição de Dados
TRANSDUTORES – ENCODER’s
[pic] [pic]
Curso: Engenharia Informática
TRABALHO REALIZADO POR: N.º OCTÁVIO AZEVEDO 8507 RICARDO FREITAS 7700
BRAGANÇA 2003
Introdução
Pretende-se com este trabalho conhecer e compreender o funcionamento dos encoder’s (codificadores). Para tal procuramos de forma sucinta descrever o seu funcionamento, as suas categorias, principais características e aplicações práticas. Para tal efectuamos uma pesquisa na Internet e usamos alguma da bibliografia fornecida pelo docente. De seguida apresentamos os resultados obtidos de forma a “conhecer” os encoders.
Conceitos Básicos
• Transdutor Componente que transfere informação (na forma de energia) de uma parte do sistema de medida para outra, incluindo a alteração da forma de energia que contém a informação. Normalmente, conversão para energia eléctrica.
• Sensor
Parte do sistema de medida que responde pelo parâmetro (grandeza) físico a ser medido. Baseado num transdutor, tem ainda associado algum tratamento do sinal, e até, por vezes, condicionamento de sinal.
• Encoders
Os Encoders são dispositivos projectados para fornecer a posição (angular ou linear) de um eixo, ferramenta, etc. São divididos em duas grandes categorias: os Relativos (também chamados de incremental) e os Absolutos. Usam-se em: impressoras, plotters, controlo de posicionamento de uma antena de radar, etc.
Encoders ➢ Encoders Relativos São discos perfurados, com ranhuras ou estrias metálicas, distribuídas igualmente pela circunferência de um disco, normalmente dividindo-o em 2,4,36,180,360,720, 1000,1024, 1800, 3000, n partes iguais e uma perfuração de referência chamada de "Zero " do