Empresas Turísticas
A indústria turística, com todas as actividades que lhe dizem respeito, aviação, agências de viagem, operadores turísticos, hotelaria, restauração, catering, rent-a-car, animação turística, etc., é a indústria com o mais acentuado crescimento mundial.
Uma vez que a indústria em questão integra uma diversidade de empresas associadas à produção e distribuição de grande variedade de produtos e uma grande variedade de clientela, apresenta-se aqui uma tipologia de empresas turísticas:
1. Tipo A: empresas hoteleiras e similares (alojamento e restauração).
2. Tipo B: empresas de transporte colectivo como companhias de autocarros, companhias férreas, aéreas, organizadoras de cruzeiros e as empresas de aluguer de automóveis.
3. Tipo C: agentes organizadores de viagens (agencias de viagens – retalhistas e os operadores turísticos – grossistas).
4. Tipo D: empresas de animação, informação e organização de eventos
1- Estabelecimentos Hoteleiros
São estabelecimentos hoteleiros os empreendimentos turísticos destinados a proporcionar alojamento temporário e outros serviços acessórios ou de apoio, com ou sem fornecimento de refeições, e vocacionados a uma locação diária.
Os estabelecimentos hoteleiros podem ser classificados nos seguintes grupos:
1.1-Hotéis
Para um estabelecimento ser classificado como Hotel deverá ocupar a totalidade de um edifício ou uma parte dele independente, constituindo as suas instalações um todo homogéneo. Dispor de acesso directo aos andares para uso exclusivo dos seus clientes. Possuir no mínimo 10 quartos.
Classificação
******* Hotel 7 Estrelas
***** Hotel 5 Estrelas Luxo
***** Hotel 5 Estrelas
**** Hotel 4 Estrelas
*** Hotel 3 Estrelas
** Hotel 2 Estrelas
Hotéis Rurais
Os Hotéis podem ainda ser classificados quanto à sua diversidade, como por exemplo os:
1.1.1- Hóteis de Cidade – um hotel que está vocacionado principalmente para homens de negócios e toda a sua comodidade e funcionalidade,