Desenvolvimento rural
(DRRP)
1ª Versão do DRRP:
PESCADORES/MARISQUEIROS E CATADORES DE CARANGUEJO DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ – ES
ARACRUZ – ES.
Maio/2013
Resumo
O referido Diagnóstico Rural Rápido Participativo – DRP, foi uma iniciativa da Gerência de Educação Ambiental, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Muncipal de Aracruz – ES. O mesmo foi elaborado em parceria, contanto com o apoio técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assitência Técnica e Extensão Rural - INCAPER, sendo elaborado conjuntamente com demais entidades representativas dos pescadores e marisqueiros/catadores de caranguejo do município de Aracruz.
1)-Introdução.
Conforme Verdejo (2006), um Diagnóstico Rural Participativos (DRP) pode ser considerado como um conjunto de técnicas e ferramentas que acabam por permitir que os atores sociais envolvidos realizem seu próprio planejamento e gerenciamento (auto-gestão). Se realizado conforme preconizado, permite através dos métodos presentes na elabroação do Diagnóstico um mesmo elevados índices de participação, contribuindo para a geração do conhecimento, a construção da aprendizagem participativa e a gestão social.
Portanto, um Diagnóstico Participativo pode ser meio e fim para uma proposta de desenvolvimento, mitigando fatores que inibam esse processo e fortalecendo ações em prol do mesmo. As pesquisas são realizadas a partir da gênese e do conhecimento da realidades dos próprios participantes; dessa forma, os métodos utilizados permitem que os participantes, através do diálogo reflitam sobre sua realidade, assumam atitudes pró-ativas e permitam juntanmente com outros atores sociais realizar ações políticas e públicas que contribuam para a transformação de suas realidades.
2)- Histórico do DRRP.
Através de uma iniciativa da Gerência de Educação Ambiental e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracurz,