Desenvolvimento rural teste
1
Desenvolvimento Rural
Sidemar Presotto Nunes
Apesar de suas particularidades, a agricultura é dependente do que acontece na economia mundial como um todo. Para entender as mudanças pelas quais passa, devem-se considerar, além da ação do Estado e das políticas públicas, como o desenvolvimento tecnológico e o capital se recolocam em nível mundial. A própria análise do desenvolvimento da agricultura familiar deve ser entendida nesse contexto.
As principais transformações ocorridas na agricultura mundial tiveram início com a
Revolução Verde, iniciada após o fim da Segunda Guerra Mundial, e seguiu com as transformações mais recentes, em curso a partir do início dos anos 90, marcada pela globalização econômica e pela constituição de grandes empresas, agroindústrias e varejistas, que controlam o mercado mundial. O texto analisa, inicialmente, alguns aspectos da agricultura mundial: o processo de modernização da agricultura; a produção mundial de alimentos; a evolução da população rural e urbana; a importância econômica da agricultura aos países e a proteção à agricultura pelos países desenvolvidos mediante subsídios, as políticas agrícolas e as tarifas de importação.
Em seguida, analisam-se algumas especificidades da agricultura brasileira, principalmente no que se refere às transformações mais recentes, que vêm ocorrendo a partir do início dos anos 90: as exportações de produtos agrícolas como estímulo ao aumento da produção; a concentração do controle do setor em mãos de grandes empresas nacionais e transnacionais; a agricultura familiar e a competitividade das agroindústrias; a competitividade da agricultura familiar; a reforma agrária e, por último, a produção de biocombustíveis. 1. Algumas conseqüências do aumento da produtividade da terra, do trabalho e do capital na agricultura mundial
A agricultura mundial passou, a partir da segunda guerra mundial, por uma série de