ESTUDO COMPARATIVO DE AGILIDADE DE DESLOCAMENTO ENTRE INDIVÍDUOS DE AMBOS OS SEXOS NA FAIXA ETÁRIA DE OITO A NOVE ANOS PERTENCENTES A ESCOLAS DA ZONA URBANA E RURAL DA REGIÃO SERRANA.
Camila Alves Ribeiro.
Marcia Jaqueline Benthien Moura.
Tailize Fontana.
Resumo: A agilidade é uma variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção; É a habilidade de alterar a direção do corpo, rápida e precisamente no menor tempo possível, dependendo das valências força, velocidade equilíbrio e coordenação. Esta pesquisa possui o objetivo de analisar quais crianças possuem os melhores resultados no teste de agilidade, as da área urbana ou rural. A amostra abrangeu crianças de uma escola rural de Bocaina do Sul-S/C e de uma escola urbana de Lages- S/C. Para a pesquisa de campo, foi escolhida a metodologia quantitativa, descritiva. Participaram do teste 23 crianças, de ambos os sexos, na faixa-etária de 8 a 9 anos. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação e observação do teste da Corrida Sinuosa. A tabulação dos resultados encontrados foi inserida em tabelas, nas quais se apresenta a média dos meninos e meninas das escolas da zona rural e urbana, e média geral. Após a análise e discussão dos resultados encontrados, chegou-se à conclusão de que existem diferenças de agilidade entre as crianças pesquisadas, de acordo com o ambiente no qual as mesmas estão inseridas.
1. INTRODUÇÃO
Agilidade É uma variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção; É a habilidade de alterar a direção do corpo, rápida e precisamente. Várias corridas têm sido usadas como mensurações indiretas dessa aptidão. Pontuações obtidas de 30 pés, tipicamente visadas como medidas de agilidade (GALLAHUE, 2003). Agilidade é a capacidade que permite mudar a posição do corpo, no menor tempo possível (BARBANTI, 1979). A agilidade depende da força, da velocidade, do equilíbrio e da coordenação. Além disso, é inegavelmente