Empresas de Animação Turística
O que é a Animação Turística?
A animação é uma palavra que tem origem no latim, “anima”, que significa dar alma (animar a alma). Os seus objetivos passam por integrar, distrair e favorecer a convivência dos participantes.
Segundo a Portaria 520/2009 de 14 de Maio, artigo 4º, alínea c) “a animação turística é o conjunto de atividades que se traduzem na ocupação de tempos livres dos turistas e visitantes, permitindo a diversificação integrada da oferta turística contribuindo para a divulgação do património material e imaterial da região onde se integra.”
Como surgiu a animação turística?
A animação turística é um sector importantíssimo, que tem vindo ao longo dos tempos a progredir, para falarmos de animação turística temos de mencionar inevitavelmente a animação sociocultural.
A animação turística advém por extensão da animação sociocultural que começou a desenvolver-se por volta de 1960 em França, surgindo como uma necessidade social devido ao grande desenvolvimento industrial e urbano que se fez sentir. Apareceu com um carácter atenuador de forma a remediar as carências e as desigualdades da sociedade e como meio de partilhar a cultura.
De acordo com a (Unesco, 1997 apud Lopes, M., 2007) “a animação sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm a finalidade estimular a iniciativa bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica da vida sociopolítica em que estão integrados.”
A animação turística encontra-se mais direcionada para ocupação dos tempos livres dos turistas e visitantes através da divulgação do património material e imaterial e a animação sociocultural mais direcionada para a participação e integração das comunidades.
Contudo existe cada vez mais no mercado de trabalho, uma concorrência entre animadores turísticos e animadores socioculturais. Os animadores socioculturais estão mais direcionados para projetar ou executar um plano de intervenção numa